Os custos com impressão invariavelmente são colocados em segundo plano quando falamos das despesas de uma empresa. Como um toner tem boa durabilidade e imprime milhares de páginas, ele é considerado um item de valor baixo. Porém, você sabe calcular se o toner que está utilizando na sua impressora a laser colorida tem o rendimento adequado?
Aqui apresentamos um demonstrativo completo para você calcular a o rendimento do toner. Com ele você vai poder descobrir se o rendimento do seu toner está dentro dos padrões estabelecidos pelas fabricantes.
Rendimento do toner de impressora a laser colorida
De acordo com a porcentagem da área de cobertura que apresentamos logo acima, estas são as quantidades de páginas A4 impressas por um toner de impressora a laser colorida.
5% de cobertura = 1.000 cópias
10% de cobertura = 500 cópias
16% de cobertura = 312 cópias – o cálculo utilizado foi de (5%)x(1000)=50 depois 50/0,16=312,5 páginas
O que pode afetar a durabilidade de um toner de impressora a laser colorida
Seguindo o padrão de qualidade estabelecido pelas fabricantes, quatro fatores influenciam diretamente o rendimento de um cartucho de toner:
– Umidade
Ambientes muito úmidos podem comprometer o rendimento do cartucho. Recomenda-se utilizar desumidificadores para melhorar o aproveitamento.
– Temperatura
Temperaturas altas também podem fazer o toner imprimir menos páginas. É aconselhável manter a impressora a laser colorida em uma temperatura média de 20ºC.
– Gramatura do papel
A gramatura indica se o papel é mais grosso ou mais fino. Quanto maior a gramatura, mais tinta deverá ser utilizada na impressão.
– Área de cobertura da página
A quantidade de papel que será preenchido é o principal item para medir o rendimento de um toner. A maioria das fabricantes adota a porcentagem padrão de 5% do papel para a impressão de um documento.
Confira os exemplos das áreas de cobertura
A tipografia é outro fator determinante para calcular o rendimento de um toner. Abaixo você pode conferir um demonstrativo com os diferentes índices de tipografia. Note que o exemplo 3.1 apresenta um texto com fonte uma fonte menor em relação ao exemplo 3.3, ocupando assim uma área maior da página.